Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
A história da Fundação Oswaldo Cruz começou em 25 de maio de 1900, com a criação do Instituto Soroterápico Federal, na bucólica Fazenda de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Inaugurada originalmente para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica, a instituição traçou, desde então, uma intensa trajetória, que se confunde com o próprio desenvolvimento da saúde pública no país. Em 2020, a Fundação completou 120 anos. Na pandemia, a Fiocruz vem desenvolvendo pesquisas e produzindo conhecimento sobre o novo coronavírus, atuando em prol da saúde de todos os brasileiros.
A Fundação está instalada em dez estados e conta com um escritório em Maputo, capital de Moçambique, na África. Além dos institutos sediados no Rio de Janeiro, a Fiocruz tem unidades nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil.
Conheça nossas unidades!