NA WEB
TEXTO
A
A
A

Fiocruz na SNCT: vinte e um anos de história da maior celebração científica do Brasil

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), anualmente, desde 2004. O evento acontece no mês de outubro em diversas instituições públicas e privadas de todo o país, incluindo universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais, entre outras instituições. O objetivo da SNCT é mobilizar a população brasileira, em especial os jovens, para iniciativas científico-tecnológicas por meio de atividades gratuitas e abertas à comunidade.

A Fiocruz participa da Semana Nacional desde a sua criação, sempre buscando essa mobilização junto às comunidades parceiras das diferentes sedes da instituição. “A SNCT existe para isso, para irmos ao encontro da população, para falar de ciência e tecnologia com todos, para todos”, lembra Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Fiocruz tem sido marcada pela diversidade de atividades ao longo dos anos, incluindo exposições, peças de teatro, feiras de ciência e rodas de conversa. Na edição de 2023, o tema escolhido foi “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, em alinhamento com o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, proclamado pela ONU.

Esse tema visava promover a importância das ciências fundamentais na conquista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são um conjunto de metas globais que buscam eliminar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, além de garantir paz e prosperidade para todos. A SNCT de 2023 foi um momento de reflexão sobre o papel da ciência básica na realização dessas ações.