NA WEB
TEXTO
A
A
A

Após dois anos de atividades virtuais, a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz retorna à programação presencial. De 17 a 21 de outubro, as unidades e escritórios da Fundação Oswaldo Cruz vão abrir as portas para receber esse grande evento.

A pandemia ainda não acabou, mas com o avanço da cobertura vacinal no Brasil e, consequentemente, a flexibilização das normas para prevenção da Covid-19, torna-se possível voltar ao formato original da SNCT, realizado na Fiocruz desde 2004.

Ao longo desses 19 anos, a Fiocruz aprendeu muito na interação com o público. A SNCT é um evento de formação, tanto para o pesquisador que passa a comunicar a ciência com mais eficácia para o público, quanto para os participantes que se sentem parte do processo de construção desse conhecimento. “A Fiocruz procura dar voz para esse visitante que passa a se ver como protagonista desse processo. Além disso, o pesquisador também volta transformado para o laboratório”, ressalta Fernanda Marques, jornalista da Fiocruz Brasília.

Para 2022, espera-se guardar memórias como nos eventos presenciais passados. Algumas ainda seguem vivas na cabeça de integrantes da nossa equipe. “Tem aluno que vem com a escola e depois volta com os pais”, conta Heliton Barros, diretor do Museu da Vida. “Teve um menino que passou a manhã inteira no evento assistindo tudo sozinho e à tarde voltou com mais dois amigos. E ele mediava as atividades para eles”, relembra.

A programação completa da SNCT 2022 na Fiocruz pode ser consultada aqui no nosso site. Venha participar do maior evento de ciências do país!