Por Tatiane Lima
Você sabia que antes, durante e depois da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) a Fiocruz está realizando várias atividades fora da sede da instituição no Rio de Janeiro? Além de receber o público oficialmente na sede localizada em Manguinhos (RJ) e nos polos regionais, a instituição leva conteúdo científico a diversos espaços educacionais e culturais. Na terça-feira (24/10), em parceria com a UFRJ, a Fundação realizou mais de vinte atividades no Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Os alunos e a comunidade escolar participaram de rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais, exposições e exibição de vídeos, ações realizadas pela Cooperação Social da presidência da Fiocruz, o Museu da Vida Fiocruz, a UFRJ e o programa IOC + Escolas.
Em Nova Iguaçu, as atividades foram desenvolvidas no Ciep Aurélio Buarque de Hollanda, no Colégio Estadual Dom Walmor e no Colégio Estadual Figueira. Em Queimados, os alunos do Colégio Estadual São João, do Ciep Roquette Pinto e da Escola Senador Nelson Carneiro foram os contemplados com atividades desenvolvidas pela Fiocruz e parceiros. Em Nova Iguaçu, foi a vez da comunidade escolar do Colégio Estadual Jardim Alvorada. Em Mesquita, os estudantes do Ciep São Francisco de Assis participam de uma oficina. Em 18/10, a Fiocruz também esteve presente no campus Seropédica da UFRJ e, em 27/10, estará no Campus Nova Iguaçu da UFRRJ.
Os detalhes da programação na Baixada Fluminense podem ser encontrados no Instagram da Rede de Educação Popular. O Museu da Vida Fiocruz faz parte da Rede junto com outras instituições, como o Centro de Agitação Popular – AGITA, Pré-Vestibular Comunitário de Mesquita, Pré-Vestibular para Negros e Carentes da Vila Operária, DCE-UFRRJ e Caminhos para a Universidade da UFRRJ. Saiba mais na conta oficial da rede no Instagram.
Em outros cantos do país, o público conta com as exposições itinerantes do Museu da Vida Fiocruz. No Rio de Janeiro, ainda na Baixada, tem a exposição “Pelos Caminhos do SUS”, no Museu Ciência e Vida, que fica na Rua Ailton da Costa, no bairro 25 de Agosto, s/nº, Duque de Caxias. A exposição tem o intuito de desmistificar, informar e apresentar os avanços e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) sob uma perspectiva crítica. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.
Os cariocas também podem desfrutar da exposição “Pasteur, O Cientista”, disponível no Galpão Fábrica de Espetáculos situado na Av. Rodrigues Alves, 323, no Santo Cristo. A mostra celebra a vida e a obra do cientista francês Louis Pasteur e tem patrocínio da Magazine Luiza e da Sanofi. Estará disponível até 3 de dezembro, de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Saudade da SNCT 2023 no campus Manguinhos da Fiocruz? Ano que vem tem mais! Enquanto isso, vai dando uma olhada nas imagens deste ano no site. Todos os melhores momentos das atividades da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fiocruz Manguinhos estão registrados. Confira!