NA WEB
TEXTO
A
A
A

Bate-papos, oficinas, exposições e a feira de ciência e tecnologia são atrações para o público, de 17 a 20/10.

Por Tatiane Lima

De 17 a 20 de outubro, as unidades e escritórios da Fiocruz em diversos estados brasileiros realizarão atividades durante a 20a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Semana começa com a cerimônia de abertura “Rios de conhecimentos: demarcando a ciência com as vozes indígenas”, no dia 17, às 9h, no Auditório do Museu da Vida Fiocruz, no Rio de Janeiro, com Diadiney Helena de Almeida. Historiadora, mulher indígena de origem pataxó e professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Almeida irá abordar a potência da escrita na luta pela garantia dos direitos de todos os povos indígenas. Ela falará também sobre a defesa dos registros indígenas, as formas de comunicação, ensino e aprendizagem. A cerimônia de abertura será uma defesa dos modos tradicionais de expressão de cada povo, tão necessários para combater o racismo, o epistemicídio e para o fortalecimento dos rios de conhecimentos.

A mediação fica por conta da pesquisadora Ana Lúcia Pontes (Ensp/Fiocruz), médica coordenadora do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), estruturado em janeiro de 2023 para reverter os impactos causados pela desassistência e pelo garimpo na saúde do povo Yanomami. Ao final da mesa, teremos a Premiação do 1º Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil, promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), com apoio do Edital Ideias Inovadoras, do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação. É uma homenagem aos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações do Brasil. Dentre 166 trabalhos recebidos, o júri do concurso elegeu como vencedor Luiz Felipe Lemos Amorim, de 14 anos, que virá de São Luiz do Maranhão para receber a placa de primeiro lugar. Toda a cerimônia será transmitida on-line, por este link. Presencialmente, teremos intérprete de Libras e profissionais de audiodescrição.

Um dos destaques nacionais são as atividades de promoção da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), realizadas no âmbito da temática Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável para estimular os jovens a se inscreverem na Obsma. Essa atividade participará da Feira de Ciência e Tecnologia, no campus Manguinhos da Fiocruz, entre os dias 17 e 20/10. Simultaneamente, a Fiocruz Pernambuco oferecerá a atividade “Projeto de ciências: um instrumento para atividades transversais em saúde e meio ambiente nas escolas”, oficina pedagógica de cunho formativo, vinculada à Obsma, para apoiar no desenvolvimento de um projeto de ciências junto a professores e alunos.

Quem estiver pelo Rio de Janeiro poderá participar de muitas atividades na sede da Fiocruz Manguinhos. Entre 17 e 20/10, a atividade “Como está seu status vacinal?”, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, é uma boa sugestão para quem deseja se informar sobre vacinas de um modo divertido. Será das 9h às 12h, no espaço da Feira de ciência e tecnologia, ao lado da sede do Museu da Vida Fiocruz.

Quem quiser se aprofundar ainda mais no assunto de vacinação, a atividade “O básico da ciência: vacina! Não vacila!”, promovida pelo Instituto Oswaldo Cruz em 18/10, das 9h às 12h, apresentará dimensões biológicas, filosóficas, históricas e sociais da importância da vacinação. Para quem gosta de assuntos museológicos, este ano contaremos com algumas coleções de instituições repletas de história, como a coleção didática do setor educativo do Museu Nacional da UFRJ (dias 19 e 20/10, das 9h às 12h, na Feira de ciência e tecnologia), que trará a público uma variedade de espécies de animais para observação e interação. Outras coleções que marcarão presença são as do Museu da Patologia e do Museu da Vida Fiocruz, com exemplares de lâminas entomológicas (insetos) e histopatológicas (tecidos humanos).

Na Fiocruz Mata Atlântica (Jacarepaguá), no dia 18/10, às 13h, ocorrerá a atividade “Visita Técnica da Caravana Bem Viver às instalações pedagógicas das tecnologias sociais da Fiocruz Mata Atlântica”. Será uma oportunidade única para mostrar aos visitantes da caravana como a Fiocruz Mata Atlântica vem desenvolvendo trabalhos de preservação ambiental e social no território.

Mudando um pouco de assunto (e de clima!), entre os dias 17 a 19/10, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC) realizará o bate-papo “Ciência na neve”, sobre a instalação que mostra a experiência de pesquisadores do IOC na Antártica. A atividade ocorrerá em diferentes lugares do campus Manguinhos a cada dia, com diversas oportunidades de horários. O intuito é sempre dialogar com o público presente de forma lúdica.

“É fundamental a gente dialogar sobre o que está sendo produzido pela chamada Academia e também pelo conhecimento científico tradicional, com outras formas de conhecimentos e outros saberes existentes na sociedade, porque isso também gera soluções de inovação mais potentes e mais socialmente sustentáveis a longo prazo”, ressalta Diego Bevilaqua, Vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e um dos coordenadores da SNCT na Fiocruz.

No dia 19/10, no Salão do Icict, a presidência da Fiocruz promove o bate-papo “Nas lacunas e ausências: como garantir a sustentabilidade da interseccionalidade nos processos educativos, científicos e formativos?”, no qual serão debatidas ações mais inclusivas, priorizando as interseccionalidades, para grupos da sociedade que ainda não recebem a devida atenção dentro de projetos de diversidade e inclusão. A atividade será oferecida das 10h às 11h e das 11h às 12h.

A SNCT na Fiocruz também vai ocupar outros espaços do Rio de Janeiro, como o Sesc São Gonçalo, com o “Ciência Móvel: Arte e Ciência Sobre Rodas”. Neste museu itinerante, o Museu da Vida Fiocruz busca alcançar um público amplo e diversificado, levando para as escolas exposições, mostra de filmes e um programa educativo, a fim de promover a cultura científica e democratizar o conhecimento.

Participe dessa edição comemorativa de vinte anos da SNCT na Fiocruz!

A programação completa pode ser consultada na aba “Programação”, disponível no site snct.fiocruz.br.