NA WEB
TEXTO
A
A
A

Peças teatrais, exposições, feira de ciências e muito mais aguardam os visitantes!

Por Tatiane Lima

Depois de um feriado prolongado que tal curtir uma semana de atividades na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro? De 17 a 20 de outubro, a Fiocruz Manguinhos recebe o público na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Haverá oficinas, palestras, exposições, peças teatrais e muito mais acontecendo simultaneamente em diferentes locais do campus. Um dos destaques é a atividade de 17/10 em que a equipe da presidência da Fiocruz recebe professores e alunos para falar sobre a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente no espaço da Feira de Ciência e Tecnologia da SNCT. Os participantes da atividade vão discutir sobre sustentabilidade, ciência, ecologia e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). De 17 a 20/10, a presidência vai apresentar ao público o Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, que visa dar acesso e assegurar a participação feminina de forma plena e igualitária na ciência e na tecnologia.

Para quem gosta de uma boa leitura, em 17/10, na atividade Realejo Científico promovida pela Casa de Oswaldo Cruz, as Contadoras de Histórias do Museu da Vida Fiocruz apresentarão as histórias de mulheres cientistas da Fiocruz publicadas no livro “Histórias para inspirar futuras cientistas”, de Mel Bonfim e Juliana Kropp. No dia seguinte a essa atividade, a Casa Oswaldo Cruz lançará o livro infantojuvenil “O maravilhoso mundo da célula”, que apresenta o fantástico universo microscópico e ensina sobre a célula, unidade fundamental da vida. O livro possui versões acessíveis em tinta, em braile e, em breve, em audiobook e Libras.

Buscando trilhar caminhos para educação inovadora, de 17 a 19/20, o Serviço Social do Comércio (Sesc) promoverá algumas atividades que estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) que visa garantir uma educação inclusiva e equitativa. Nas atividades Cartas para Carolina, Caminho das Ciências, Em cada canto um canto, Geomaker e MATLAB, os visitantes conhecerão as atividades realizadas pelo parceiro institucional da Fiocruz no espaço da Feira de Ciência e Tecnologia.

A SNCT 2023 conta com atividades culturais para todas as idades. Em 17/10, vai ser exibido Zia: Missão do mundo invisível, promovida pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. A narrativa é sobre Zia, uma menina do futuro que vive em Alacum, e é guardiã do mundo invisível. Ao receber um chamado dos vigilantes terráqueos, ela descobre que as doenças que estavam desaparecidas ameaçam voltar. Como medida de prevenção, ela decide fazer uma viagem no tempo para informar aos habitantes do Brasil sobre o poder da vacinação.

Outro destaque são as duas peças teatrais promovidas pelo Museu da Vida Fiocruz. Nos dias 17 e 18/10, será exibida a peça teatral É o Fim da Picada, que aborda temas relacionados à dengue, zika e chikungunya. Em 19 e 20/10, é a vez do espetáculo Paracelso, o fenomenal em que experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, a plateia é convidada a interagir com o elenco. Participe da SNCT 2023 na Fiocruz! A programação completa pode ser consultada no site snct.fiocruz.br.